TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS

Violência é o que acontece quando não sabemos o que fazer com nosso sofrimento. (Parker Palmer)

RESPEITO E GENTILEZA NA ATUAÇÃO DO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS

Enquanto agente de transformação de conflitos, tenho a motivação de auxiliar a retomada do estado homeostático pelo sistema conflituoso, não apenas impulsionando o término de um padrão indesejado pelas partes, mas ajudando-as na construção de algo desejado.

Para tanto, preciso manter o olhar atento e flexível, necessito conectar-me verdadeiramente às pessoas, agindo com presença, empatia, paciência, humildade e respeito. Olhar para o contexto relacional, respeitando a complexidade e riqueza da vida, evitando simplificar pessoas e situações, bem como contendo o impulso de apontar soluções rápidas e – nada – mágicas.

Este processo, a meu ver, demanda uma postura gentil do agente de transformação de conflitos, pois a observação das pessoas e da intrincada situação conflituosa na qual estão inseridas, não combina com pressa: exige paciência, atenção intensa, movimentos cuidadosos e observação. “A quietude é o pré-requisito para a observação e o desenvolvimento da capacidade de ver o que existe” (LEDERACH).

O que vocês acham disso? Assistam também ao vídeo!


‘Day and Night’: qual é o teu ponto de vista?

Uma história em que duas personagens entram em confronto quase de forma imediata, sem que tentassem antes perceber os seus diferentes pontos de vista. Uma forma brilhante de abordar os relacionamentos interpessoais, que muitas vezes são pilares fulcrais na prevenção e mediação de conflitos.

In: http://cinemasemconflitos.pt/day-and-night-qual-ponto-vista/


Quando estudamos a teoria geral dos conflitos, aprendemos como a nossa percepção particular do mundo tem o potencial para nos ajudar a construir relacionamentos plenos e enriquecedores, ou, ao contrário, contribuir para enublar nossa visão nos levando a uma situação de conflito. Este maravilhoso vídeo traz uma lição a este respeito:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s