Advocacia Colaborativa

NA ANIMA VOCÊ ENCONTRA UM ADVOGADO COLABORATIVO

Mas, afinal, o que são Práticas Colaborativas?

As Práticas Colaborativas são um método não adversarial e extrajudicial de gestão de conflitos, que conta com uma equipe multidisciplinar (advogados, profissionais de saúde, especialistas financeiros, entre outros).
Nas Práticas Colaborativas os advogados de ambas as partes trabalham em parceria e assumem o compromisso de não recorrer ao Judiciário caso o acordo não seja alcançado. Para tanto, é assinado um Termo de Compromisso com cláusula específica de não litigância e confidencialidade.
A assinatura da referida cláusula, que desqualifica os advogados para o litígio em relação àqueles clientes específicos, tem um efeito transformador para todas as pessoas envolvidas na negociação.
Quando os advogados passam a atuar colaborativamente – ou seja, um com o outro e não um contra o outro – cria-se um ambiente protegido de diálogo, onde é possível que todas as partes envolvidas – advogados, clientes e demais profissionais – façam a chamada “chuva de ideias” (brainstorming), identificando inúmeras possibilidades, para então eleger propostas e alternativas com criatividade.
O advogado que atue colaborativamente em um caso específico não está impedido de participar de casos litigiosos (envolvendo outros temas ou outros clientes), só não poderá fazê-lo quando houver firmado o Termo de Compromisso acima mencionado.
Com as Práticas Colaborativas as pessoas mantêm o controle de suas vidas e negócios e trabalham em conjunto para chegar a um entendimento que atenda a todos os envolvidos, por meio de diálogos pautados na colaboração, respeitando o tempo e a individualidade de cada um.

Como: Cartilha de Práticas Colaborativas da OAB RJ

Enfim, é o direcionamento a uma solução extra judicial do conflito, em colaboração com os advogados das demais partes envolvidas no conflito. Buscando soluções, acordos, sem o ajuizamento de ação.


Uma das principais abordagens da Advocacia Colaborativa no Direito de Família:

DIVÓRCIO COLABORATIVO
O que é? Como fazer?
Conte com a ANIMA!
 

Stuart Webb e Ronald Ousky apresentam o Divórcio Colaborativo, iniciativa deles nos EUA:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s